12 de fevereiro de 2013

Cinzas, mas Cinzas é mais Cinzas



A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases – no momento da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar. ' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como os princípios da Quaresma.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.
Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).
A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.


A festa mais popular do Brasil, o carnaval, originalmente, consistia em festas populares oriundas de ritos e costumes pagãos. Caracteriza-se pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas.
O antigo carnaval familiar, de salão, de algumas décadas atrás foi cedendo lugar à festa descrita acima. Como espelho de uma sociedade decadente e dominada pelo misticismo, tornou-se uma festa religiosa onde os sambas enredo, em sua grande maioria, glorificam os deuses pagãos, entidades e Orixás. Todo o desejo da carne se torna lícito toda repressão e censura deve desaparecer.
É um tempo frutífero para Satanás e suas hostes; os estragos desses quatro dias em muitas vidas são irreversíveis.
Para o cristão, que naturalmente se afasta disso tudo, ficam duas grandes lições dessa festa:
1. Todo excesso e pecado são feitos conscientemente porque, segundo muitos acreditam, o ritual na quarta-feira de cinzas concederá o perdão e absolvição. Exagera-se, confiando que esse momento de penitência será suficiente para apagar tudo o que foi feito, mesmo que de caso pensado.
Temos, muitas vezes, como cristãos nos utilizado de uma quarta-feira de cinzas à nossa moda. Ela se encontra em I João 1:9:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. I João 1:9
Exageramos nas vezes que pecamos e continuamos na prática dos mesmos pecados confiando que tantas vezes quantas recitarmos esse versículo estaremos seguros, esquecendo-nos de que o verso anterior nos alerta para o fato de que o cristão verdadeiro deve?Andar na luz; o pecado em sua vida deve ser um acidente de percurso e não uma prática diária e consciente. Se agirmos assim pouca diferença haverá entre a nossa prática e o ritual da quarta-feira de cinzas que tanto condenamos.
Essa palavra é uma benção e deve tornar-se uma realidade na vida de todo cristão, mas como toda a palavra de Deus, só tem valor se for corretamente utilizada.
2. O carnaval é uma figura da vida do homem sem Deus: um ano inteiro de preparativos, muita cor, luz, entusiasmo, para terminar na quarta-feira de cinzas, retornando à triste realidade da falta de paz, de dinheiro, de amor, da miséria material e espiritual que domina grande parte do nosso povo. Assim acontecem nas várias áreas de sua vida: casamento, sociedades, relacionamentos, amizades. Tudo começa com o fogo do entusiasmo, da alegria, mas por causa das paixões incontroláveis que há no íntimo de cada um a tendência é que as situações se deteriorem.
O caminho do cristão é inverso: ao encontrar-se com Cristo o homem que realmente se converte ao Senhor passa pela mesma experiência que o apóstolo Paulo passou por ocasião de sua conversão no caminho de Damasco: cai por terra. Passa pela experiência do arrependimento, experimenta o pó e as cinzas para então começar a viver uma vida de alegria que não se resume a 4 dias. Parte das cinzas e vai em direção ao fogo da presença do Senhor.

Autor: Oswaldo Chirov
Fonte: Estudos Gospel

Blog De Olho No Alvo diz: Muitos de nossos chamados irmãos tem se escondido com essas “cinzas” de um falso arrependimento, vamos voltar ao primeiro amor! Jesus esta Voltando! Você não é obrigado a concordar com minha opinião, mas com a palavra de DEUS não tem como fugir!

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. 
Apocalipse 2:5



Nenhum comentário:

Postar um comentário